Unidade Especializada em Saúde da Mulher (URE Mulher)

Atualizado em 18 de outubro de 2022

Sobre o serviço

Unidade de Referência Secundária voltada ao atendimento de uma demanda específica, geralmente, encaminhada das Unidades Básicas e Casas da Família. Conta com uma equipe multiprofissional de: médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, técnico em enfermagem, farmacêutico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta.

Atende quatro grupos específicos enquadrados na seguinte distribuição:

– Patologia Cervical: mulheres com resultado de PCCU alterado: NIC I ou Atipia Escamosa não neoplásica de repetição, ou em mulheres menopausadas; Atipia Glandular, NIC II, NIC III, Carcinoma Escamoso e Adenocarcinoma. Além de alterações visíveis, como lesões de vulva e pólipo cervical, por exemplo;

– Patologia Mamária: mulheres com resultado de ultrassonografia mamária que aponte para cisto e/ou nódulo; mamografia/ categorias 0, 3, 4, 5 e 6. Além de mama supranumerária e abcesso de mama;

– Pré-natal de Alto risco: gestantes caracterizadas como alto risco, previamente classificadas neste critério, nas Unidades de origem;

– Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual: mulheres encaminhadas, ou por demanda espontânea, para acompanhamento psicossocial.

Requisitos / Documentação necessária

Guia de Referência e Contra-Referência, cópias dos exames e dos documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS)

Principais etapas do serviço

Encaminhamento das Unidades Básicas e Casas da Família

Análise Documental

Acompanhamento

Previsão de prazo para realização do serviço

De acordo com a demanda do serviço

Formas de prestação do serviço

Atendimento Presencial

Legislação

Lei n° 11.664, de 29 de Abril de 2008 – Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Lei n° 11.340, de 7 de Agosto 2006 – Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Lei n° 11.108, de 7 de Abril de 2005 – Altera a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Lei n° 10.778, de 24 de Novembro de 2003 – Estabelece a notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados.
Lei n° 10.741, de 1º de Outubro de 2003 – Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
Lei n° 9.263, de 12 de Janeiro de 1996 – Regula o § 7° do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências.
Lei n° 8.069, de 13 de Julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Ainda Confuso?
Que tal agendar um atendimento?

Já utilizou este serviço?
Como foi sua experiência?

Estas informações foram úteis?

Você poderia nos ajudar respondendo algumas perguntas?

Skip to content