SEFIN – Secretaria Municipal de Finanças

Atualizado em 23 de julho de 2024

Responsável pelo planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação das atividades da política habitacional de Belém.

  • Formular, executar e acompanhar a Política Municipal de Habitação de forma integrada à Região Metropolitana de Belém, mediante programas de acesso da população à habitação, bem como à melhoria da moradia e das condições de habitabilidade como elemento essencial no atendimento do princípio da função social da cidade;
  • Promover programas de habitação popular em articulação comos órgãos federais,
  • Regionais e estaduais e demais organizações da sociedade civil;
  • Captar recursos para projetos e programas específicos junto aos órgãos, entidades e programas internacionais, federais e estaduais de habitação;
  • Promover o desenvolvimento institucional, incluindo a realização de estudos e pesquisas, visando ao aperfeiçoamento da política de habitação;
  • Articular a Política Municipal de Habitação com a política de desenvolvimento urbano e com as demais políticas públicas do Município;
  • Estimular a participação da iniciativa privada em projetos compatíveis com as diretrizes e objetivos da Política Municipal de Habitação.

Mauro Carlos Cruz Gaia

Praça Visconde do Rio Branco, 23

08:30 - 14:00

(91) 3251-4442

Selecione abaixo um dos serviços prestados por esta secretaria ou órgão:

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso a 2° via da guia de pagamento da TLPL
Saiba como solicitar a segunda via do seu IPTU
Agende seu atendimento para os serviços de IPTU, ISS-PF e TLPL
Serviço destinado para contribuinte que deseja fazer o cadastro de Pessoa Jurídica
Por meio deste serviço, o contribuinte solicita à SEFIN uma certidão negativa de débito
Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso à certidão negativa de registro cadastro mobiliário
Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso à certidão negativa de registro cadastro mobiliário e imobiliário
Por meio deste serviço, o contribuinte pode consultar se possui débitos de IPTU com o Município e efetuar o parcelamento da dívida, se houver.
Declaração de ausência de documentação em processo, se responsabilizando de entregá-lo em um prazo de 15 dias
Por meio deste serviço, o contribuinte pode emite a 2° via da guia de pagamento de uma negociação já realizada.
Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral
Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso às informações sobre imóvel
Por meio deste serviço, o contribuinte pode fazer o parcelamento do valor que falta ser pago em uma negociação já realizada.
Por meio deste serviço, o contribuinte dá entrada em um processo na Sefin para tratar de assuntos tributários
Os contribuintes que não possuam condições financeiras de efetuar o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo podem solicitar a remissão dos débitos (que é o perdão da dívida). Será feita uma avaliação social, para se identificar o nível de vulnerabilidade social da família.

Agende seu atendimento para os serviços de IPTU, ISS-PF e TLPL

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte pode consultar se possui débitos de IPTU com o Município e efetuar o parcelamento da dívida, se houver.

Atualizado em: 4 de novembro de 2022
Atualizado em: 1 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte pode fazer o parcelamento do valor que falta ser pago em uma negociação já realizada.

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Declaração de ausência de documentação em processo, se responsabilizando de entregá-lo em um prazo de 15 dias

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte pode emite a 2° via da guia de pagamento de uma negociação já realizada.

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso às informações sobre imóvel

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Os contribuintes que não possuam condições financeiras de efetuar o pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo podem solicitar a remissão dos débitos (que é o perdão da dívida). Será feita uma avaliação social, para se identificar o nível de vulnerabilidade social da família.

Atualizado em: 4 de novembro de 2022
Atualizado em: 1 de novembro de 2022

Saiba como solicitar a segunda via do seu IPTU

Atualizado em: 7 de dezembro de 2022

Serviço destinado para contribuinte que deseja fazer o cadastro de Pessoa Jurídica

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso à certidão negativa de registro cadastro mobiliário

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte solicita à SEFIN uma certidão negativa de débito

Atualizado em: 5 de junho de 2024

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso à certidão negativa de registro cadastro mobiliário e imobiliário

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte dá entrada em um processo na Sefin para tratar de assuntos tributários

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

Por meio deste serviço, o contribuinte tem acesso a 2° via da guia de pagamento da TLPL

Atualizado em: 4 de novembro de 2022

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