FUMBEL – Fundação Cultural do Município de Belém

Atualizado em 17 de julho de 2024

Responsável pelo planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação das atividades da política habitacional de Belém.

• Formular, executar e acompanhar a Política Municipal de Habitação de forma integrada à Região Metropolitana de Belém, mediante programas de acesso da população à habitação, bem como à melhoria da moradia e das condições de habitabilidade como elemento essencial no atendimento do princípio da função social da cidade;
  • Promover programas de habitação popular em articulação comos órgãos federais,
  • Regionais e estaduais e demais organizações da sociedade civil;
  • Captar recursos para projetos e programas específicos junto aos órgãos, entidades e programas internacionais, federais e estaduais de habitação;
  • Promover o desenvolvimento institucional, incluindo a realização de estudos e pesquisas, visando ao aperfeiçoamento da política de habitação;
  • Articular a Política Municipal de Habitação com a política de desenvolvimento urbano e com as demais políticas públicas do Município;
  • Estimular a participação da iniciativa privada em projetos compatíveis com as diretrizes e objetivos da Política Municipal de Habitação.

Inês de Fátima Oliveira da Silveira

Avenida Governador José Malcher, 295, esquina com a Doutor Moraes (Memorial dos Povos) - Nazaré

Serviço de solicitação de autorização de licença para eventos em Logradouros públicos
Serviço de Autorização de Serviço ou Reforma em Patrimônio Público
A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha é um espaço múltiplo de ações inovadoras de práticas leitoras que se consolidam por meio de diversificadas atividades de estimulo a leitura.
Serviço de credenciamento de artistas, atrações e profissionais da área de cultura
Serviço de Isenção de IPTU para Patrimônio Tombado, promovido pela FUMBEL
Museu de Arte de Belém (MABE) é um museu público municipal localizado na cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. Fundado em 1991, é subordinado à Fundação Cultural do Município de Belém. Sua sede é o Palácio Antônio Lemos, edificação em estilo neoclássico erguido na segunda metade do século XIX para ser sede da Intendência Municipal, tombado pelo poder público nas instâncias federal, estadual e municipal.
O Museu Bolonha é um espaço de visitação pública e gratuita que visa a difusão do patrimônio histórico e arquitetônico de Belém através de ações educativas e museais.

Serviço de Isenção de IPTU para Patrimônio Tombado, promovido pela FUMBEL

Serviço de Autorização de Serviço ou Reforma em Patrimônio Público